domingo, 24 de outubro de 2010

Esporte Educacional em Monte Castelo


            Neste mês de Setembro tive o prazer de iniciar um trabalho de esporte educacional juntamente com a Prefeitura Municipal de Monte Castelo, projeto esse que no qual se ensina esporte e pratica educação.
            Projetos assim voltados para a educação principalmente quando relacionados com esportes tem uma valor social muito grande.  
Muitas vezes mal compreendido, esse projeto não visa treinos intensivos, seleção de melhores, resultados e nem mesmos recordes e premiações.  Por meio de uma pedagogia educacional esportiva bem pensada e praticada podemos além de ensinar esporte criar situações em que a criança retraída verbalize, a egocêntrica coopere, a violenta acolha, a fragilizada se fortaleça, anônimo seja reconhecido, o heterônomo desenvolva autonomia, o mal educado desenvolva polidez e que o precipitado reflita.
Difícil compreender que no meio das praticas esportivas podemos alcançar nos alunos atitudes como cooperação, dialogo e generosidade. O efeito social que isso proporciona vale mais que a visibilidade de títulos conquistados e números de atletas revelados. 
Devemos assim compreender que os treinadores de crianças não são tecnocratas, que visam apenas  prepará-los esportivamente para etapas futuras de treinamento. São educadores que por meio do ensino do esporte criam oportunidades para as crianças terem autonomia em suas vidas, praticarem educação e desenvolverem um aprendizado sócio-moral, gostarem mais dos colegas do que de estatísticas, preparação física e treinamentos  técnico e tático.
                Desde já agradeço ao antigo prefeito Odair Silis, ao atual Francisco Soares (PI), a Secretaria de Educação Antonia Chiari, o Presidente de Esportes Valmir (Kil), o Diretor de Esportes Mauricio (Péle), que proporcionaram um ambiente de apoio e estrutura adequada para realização desse projeto.

Denilson mazoni
Professor treinador de esportes em Monte Castelo
Especialista em Futsal – Unopar (PR)

Um comentário:

  1. Grande texto bocão.. só essa médiazinha no final aí com a politicagem...
    Espero que consiga o objetivo e que o projeto conscientize os meritocratas que no esporte de criança nem sempre se atingem os melhores resultados.

    ResponderExcluir